quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Record fecha 2008 com 30% de crescimento
Em apresentação das novidades para 2009 à imprensa e ao mercado publicitário, Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, fez uma avaliação positiva dos negócios em 2008. "Fechamos o ano com 30% de crescimento e continuamos acelerando, investindo em tecnologia e contratação de profissionais", destacou o executivo, revelando que o faturamentoda emissora neste ano será de US$ 1 bilhão. Segundo Zagari, para atingir o objetivo de tornar-se a emissora líder de audiência nos próximos quatro anos, a Record deve manter o ritmo de investimentos, apesar da crise financeira. "Pesquisas sobre as últimas grandes crises mostram que empresas que não fizeram nada perderam o share", justifica.
Programação
As principais novidades em programação estão na área de dramaturgia, com a estréia das novelas "Vendetta", "Betty, a Feia" (primeira produção resultante da parceria entre a emissora paulista e a mexicana Televisa) e da nova temporada de "Os Mutantes" ainda no primeiro semestre. Estréia também em junho na emissora o reality show "A Fazenda". A emissora comprou o formato da Sony e produzirá o programa, cuja proposta é confinar 12 celebridades em uma fazenda. Novas temporadas de atrações como "O Aprendiz", "Ídolos" e "Troca de Família" estão garantidas na programação, assim como as de "Heroes" e "House". Na lista de aquisições, estão a série "Lipstick Jungle" e filmes como "Rocky Balboa" e "Tropa de Elite".
Uma parceria com a Marvel renderá novas animações para a faixa infantil, com desenhos como "Super Heroes", "Volverine" e "X-Men". De acordo com Paulo Franco, diretor de programação da Record, a emissora ainda estuda a possibilidade de produzir uma atração musical mensal nos moldes do especial "As Dez Mais Sertanejas", exibido em novembro. "O retorno foi muito bom, pensamos em fazer algo com os outros estilos musicais também, samba, bossa nova...", diz.
O jornalismo terá um correspondente na África. O jornalista Luiz Fara Monteiro, sediado na África do Sul, fará a cobertura do continente para a Record e Record News. Segundo Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da emissora, há três projetos em análise para a grade do Record News: um programa de entrevistas, um de análise política e um novo telejornal.
Alta definição
José Marcelo Amaral, diretor de tecnologia da Record, falou à Tela Viva sobre os planos da emissora para as transmissões em alta definição para o ano que vem. "Estamos subindo sinal digital para o satélite em caráter exclusivo. Até junho de 2009, exibiremos em alta definição nas principais capitais e até dezembro em todo o País", diz. Hoje, dos 26 estúdios da emissora no Rio e em São Paulo, dez já estão equipados para a captação em HD. "É um processo natural de migração. As novelas já estão sendo captadas em HD e temos planos para o jornalismo e outras produções em alta definição porque hoje há até dificuldade em comprar equipamentos que não sejam de alta definição", conclui.
A TV Record fez na manhã desta quarta, 10, em São Paulo, a apresentação ao mercado publicitário de sua nova parceira na área de programação, a mexicana Televisa, além de mostrar os highlights da programação de 2009 da emissora. "A Record vem constantemente reinvestindo seu lucro, o que continua a acontecer, mesmo num momento de crise", afirmou Alexandre Raposo, o presidente da emissora, lembrando que estão sendo destinados R$ 200 milhões para a ampliação dos estúdios e novo prédio adminstrativo no Rio de Janeiro.
Fonte: Telaviva
Walter Zagari, vice-presidente comercial, reiterou os números de crescimento deste ano, destacando o crescimento de 30% do faturamento da emissora, que chega segundo ele a seu primeiro bilhão de dólares - o valor divulgado pela emissora tem sido na faixa de R$ 1,7 bilhão (o que daria US$ 1 bi, portanto, apenas em se levando em conta a cotação da moeda anterior à desvalorizados do real a partir de setembro).
O VP comercial da Record reitera seu discurso dos últimos dois anos, ao dizer que prevê que em até no máximo cinco anos a emissora empate no primeiro lugar com a emissora líder - o nome Globo nunca é mencionado.
O executivo também declarou que está confiante no poder da televisão, levando em conta a quantidade de horas de audiência do brasileiro diante da TV, que ficará mais em casa em momentos difíceis da economia. Para o M&M Online, Walter Zagari declarou que a emissora está com reservas de comerciais já fechadas para janeiro acima do que já havia agendado no mesmo período do ano passado.
Ambas empresas anunciaram a primeira atração fruto da parceria: a versão brasileira para Betty, a Feia - que já está em 50 países. Os executivos da Televisa deram um panorama da atuação do Grupo no México - cujos negócios vão de TV, editora a times e estádios de futebol - e o vice-presidente, Fernando Perez Gabrian, disse que a intenção é manter os negócios por muitos anos.
Os demais dirigentes da Televisa presentes, responsáveis pelas áreas de conteúdo offline e publicações, também estiveram no evento, mas disserem a M&M Online que no momento não há propseçãoo de negócios em outras áreas fora da TV no Brasil.
Conforme apurou a reportagem, o contrato inicial entre Record e Televisa é de cinco anos, prevê a adaptação de textos de dramaturgia por ambas as redes, sendo que o primeiro texto brasileiro de interesse dos mexicanos é a versão da Record para Escrava Isaura.
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